11 março 2012

Feira de Antiguidades, Velharias...e afins..



Nos segundo domingo de cada mês, a Piazza Santo Spirito, transforma-se numa mega feira de antiguidades e velharias, exactamente como aconteceu hoje! Não sei se a feira tem algum nome particular, mas eu gosto de lhe chamar assim, e é mais uma daquelas feiras que esta praça me proporciona e onde eu gosto de me “perder”...

Agora que já se sente um perfume primaveril e os dias estão mais agradáveis, gosto de começar este domingo, numa das esplanadas da praça, a  beber um cappuccino, a ler algumas páginas de um bom livro e a apreciar o movimento.
Após este agradável ritual, e acompanhada da minha maquina fotográfica deleito-me a apreciar cada banca e a fotografar alguns pormenores que me chamem à atenção.

Há imensos objectos que me seduzem, pois desde muito cedo comecei a desenvolver um gosto por objectos antigos, objectos que fui também adquirindo ao longo do tempo...Aqui, não posso fazer grandes aquisições, mas muitas vezes, encontro frascos para a minha colecção de "frascos de laboratório e farmácia" (colecção e paixão que partilho com uma pessoa especial). Outra das minhas colecções, são chaves antigas, mas essa é muito mais difícil de satisfazer...

Nesta mensal e fiorentina feira de velharias,  já fico muito satisfeita só pelo facto de poder passar algumas horas a deambular e fotografar por cada banca. 
E numa feira deste género, normalmente existe sempre um espaço (ou mais do que um) para livros e discos, que é onde fico sempre mais tempo, a tentar encontrar algumas raridades...
É necessário ter muita paciência e saber escolher, pois existe de tudo um pouco, muitas e preciosas antiguidades, não estivesse em Florença, mas também simples velharias, que para muitos não tem qualquer valor, mas para outros podem ter alguma utilidade, ou simplesmente para coleccionar.

Como já começa a ser hábito, em cada um dos meus passeios por Florença, há sempre um pormenor que me faz lembrar alguém, e é como se essa pessoa estivesse comigo naquele momento...
Aqui, nesta feira, costumo pensar que a partilho, ainda que só em pensamento com duas senhoras muito especiais, a que me ensinou a apreciar antiguidades e a que partilha comigo também esta paixão e colecciona “frasquinhos”. Hoje, mais uma vez, lá estiveram as duas comigo...e, adquirimos uns frasquitos e mais umas pequenas ofertas!











Sem comentários:

Enviar um comentário